Em regime de urgência, a Câmara Legislativa analisou e aprovou o Projeto de Lei do governo que cria o Programa Renda Mínima Temporária no Distrito Federal. Devido a crise causada pela pandemia do novo coronavírus e o consequente impacto econômico na sociedade, o Deputado Valdelino Barcelos votou sim para a proposta, que cria um auxílio emergencial no valor de R$ 408 para pessoas de baixa renda, durante dois meses, podendo ser prorrogado por mais um mês.
Segundo o texto original do projeto, os beneficiários do programa serão as famílias não inscritas em nenhum programa de assistência social do GDF, como o DF Sem Miséria e a Bolsa Alfa, ou então do Governo Federal, como o Bolsa Família ou o recém-criado coronavoucher, de R$ 600.
“Eu votei sim para esse suporte à população de baixa renda. Só quem passa necessidade sabe o sufoco que é não ter uma previsão de reestabelecer sua economia. Não é hora de encontrar um culpado para a crise do coronavírus. O momento é de ajudar em tudo que for possível e o caixa público tem que estar à disposição das pessoas”, justificou Valdelino.
O programa será coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e os recursos serão operacionalizados pelo Banco de Brasília. O pagamento será feito através de um cartão pré-pago ou de contas especiais de depósito à vista.
Com informações da CLDF