Reprodução: Thyago Arruda

Transporte em pauta no mandato do Deputado Valdelino Barcelos

Na reta final de votações antes do recesso parlamentar de julho, o Deputado Valdelino Barcelos conquistou a aprovação de três projetos de lei em primeiro e segundo turnos. Isso significa que falta pouco para que estas novas propostas se tornem lei no Distrito Federal. Como presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana, o parlamentar colocou o tema em destaque na Câmara Legislativa.

Entre os projetos aprovados está o n°302/2019, que amplia a idade dos veículos usados como táxi de cinco para oito anos. Atualmente, no DF, pelo menos 200 taxistas estão sem trabalhar, segundo o Sindicato dos Permissionários e Motoristas Auxiliares de Táxis do DF. Isso porque os veículos ultrapassaram a idade máxima de cinco anos, prevista na lei atual.

Com o objetivo de proporcionar isonomia entre taxistas e motoristas de aplicativos, que já tiveram a ampliação para oito anos garantida em lei ano passado, o deputado Valdelino Barcelos colocou a proposta em pauta e teve sucesso na aprovação.

“O taxista ficou em clara desvantagem, já que a idade máxima de oito anos só foi ofertada aos motoristas de aplicativo. Infelizmente, mesmo com a crise financeira que atingiu nosso país, nós ainda vimos propostas que causaram desigualdade. Não acho que este seja o caminho correto. Enquanto poder público, precisamos de ideias que gerem emprego, renda e mais oportunidades para nossa população”, defende Valdelino.

O deputado também conquistou a aprovação do Projeto de Lei n°441/2019, que estipula o dia 25 de julho como o Dia do Caminhoneiro no DF. O parlamentar explica que esta é uma data de simbolismo singular, pois é o Dia de São Cristóvão no Brasil, o padroeiro dos caminhoneiros e viajantes.

“Nós respeitamos todas as crenças e o simbolismo desta homenagem, por isso trouxemos o debate para o DF. Com a data inclusa no calendário oficial, nós podemos trabalhar de forma mais contundente as políticas públicas para a categoria”, explica.

O Projeto de Lei n°442/2019 também foi votado e aprovado na Câmara Legislativa. Ele trata da criação dos pontos de apoio para caminhoneiros no DF, ou seja, espaços com infraestrutura e segurança destinados a receber os caminhoneiros em viagem, que param no DF.

“Muitos não acreditaram que isso era possível, mas nós finalmente conquistamos a aprovação do nosso projeto. Os caminhoneiros dirigem por horas seguidas e precisam ser recebidos nas cidades com a devida estrutura. Eu sempre acreditei e lutei por isso. Agora estamos um passo mais perto deste sonho”, comemora Valdelino Barcelos, que também é caminhoneiro e conhece a realidade da categoria. Para valer como lei no DF, as propostas precisam ser sancionadas pelo governador.

ENVIAR EMAIL

dep.valdelinobarcelos@cl.df.gov.br

(61) 3348-8182

Câmara Legislativa do DF
4º andar  – Gabinete 18
SIG – Praça Municipal – Quadra 2 Lote 5

Siga-me nas redes sociais

Fechar Menu