Foto: Thyago Arruda

Valdelino Barcelos quer auxílio emergencial do transporte escolar até dezembro

O auxílio emergencial veio para socorrer os permissionários e concessionários do transporte escolar urbano e de turismo do sufoco. Com o início da pandemia do coronavírus no DF, a categoria foi a primeira a parar suas atividades, junto com a suspensão das aulas. Quem explica o cenário é o Deputado Valdelino Barcelos, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa, que está solicitando ao Governo do Distrito Federal a prorrogação do benefício até dezembro.

A princípio, o auxílio financeiro vai pagar duas parcelas de R$1200, podendo ser prorrogada por mais uma, ou seja, de julho a setembro. Mas agora a categoria luta para que o benefício seja estendido até o fim do ano, já que o GDF suspendeu o calendário do retorno às aulas presenciais. O Deputado Valdelino Barcelos, principal articulador junto aos transportadores, formalizou um ofício ao poder executivo, reiterando esse pedido.

Segundo o parlamentar, a expectativa era que o retorno às aulas acontecesse no mês de agosto, o que permitiria a volta dos motoristas ao trabalho, “o que infelizmente não aconteceu”. “Sabemos que o GDF tem sido muito responsável com as questões de saúde e que a liberação das aulas presenciais traz uma consequência direta na curva de casos da Covid-19, mas também precisamos olhar o outro lado da situação. O transporte escolar privado foi a primeira categoria a parar suas atividades e certamente serão os últimos a retornar”, defende Valdelino.

As três primeiras parcelas do auxílio emergencial para o transporte escolar privado e de turismo somam, ao todo, cerca de R$6 milhões. Esse valor está sendo custeado pela Câmara Legislativa do DF, com recursos que foram economizados de benesses não utilizadas pelos distritais. “Essa é a importância de ter um mandato econômico. Nós podemos direcionar o orçamento para a população”, explica Valdelino, que tem um dos gabinetes mais econômicos da CLDF.

O gabinete parlamentar do Deputado Valdelino Barcelos ainda não recebeu uma resposta do poder executivo sobre a prorrogação do auxílio.

CONDIÇÕES PARA O AUXÍLIO:

– Estar devidamente cadastrado, em 31 de janeiro de 2020, no Cadastro de Permissionários/Concessionários da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB/DF);

– Estar regularmente registrado, em 31 de janeiro de 2020, junto ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN/DF), na categoria de transporte escolar ou turismo.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL:

https://rendaemergencial.brb.com


ENVIAR EMAIL

dep.valdelinobarcelos@cl.df.gov.br

(61) 3348-8182

Câmara Legislativa do DF
4º andar  – Gabinete 18
SIG – Praça Municipal – Quadra 2 Lote 5

Siga-me nas redes sociais

Fechar Menu