Foram muitas solicitações do Deputado Valdelino Barcelos ao governo e agora a boa notícia chegou: o Distrito Federal ganhou 275 novas câmeras de vigilância desde 2019. Cidades como Águas Claras, Areal, Ceilândia, Itapoã, Plano Piloto, Recantos das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Taguatinga, Santa Maria, Park Way, Planaltina, Sobradinho I e II, Gama, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, São Sebastião, Estrutural e Setor de Cargas (SCIA) finalmente contam com monitoramento 24 horas por dia. Algumas dessas cidades ainda não tinham nenhum equipamento, mas com a nova instalação, agora estão diretamente ligadas à Secretaria de Segurança Pública.
Para Valdelino Barcelos, o objetivo é trazer mais segurança às cidades, reduzindo o número de ocorrências criminais. “Está comprovado que o uso do videomonitoramento é um forte componente nas mãos dos profissionais da segurança pública, capaz de reduzir a violência”, defende. “Esse é, inclusive, um pedido da própria população. As câmeras de segurança são mesmo eficientes e as pessoas pedem por essa proteção”, conclui, acrescentando que as novas 275 câmeras representam um aumento de 47% na vigilância pública.
Novidade
O Deputado Valdelino Barcelos aproveitou a oportunidade para anunciar que muito em breve o Guará e o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) também vão contar com novas câmeras de vigilância. “Ainda não podemos precisar uma data, porque depende de liberação de recursos, mas temos pressa. Vou acompanhar de perto, para que o mais rápido possível, possamos ajudar na redução dos índices de criminalidade nessas regiões”, anunciou Valdelino.