Está oficializado o pedido do Deputado Valdelino Barcelos ao Governo do Distrito Federal, para a reabertura de todas as igrejas, independente de tamanho. O atual decreto só permite a reabertura dos templos com capacidade superior a 200 lugares. Com isso, igrejas pequenas, com menos de 200 cadeiras, continuam obrigadas a permanecer de portas fechadas. O documento solicitando a alteração do decreto foi assinado na tarde desta terça- feira (21) e enviado ao GDF.
Para Valdelino, todas as igrejas, sem distinção de tamanho, devem reabrir, respeitando as regras de saúde e segurança. “A Câmara Legislativa aprovou uma lei, já sancionada pelo governador, que torna as igrejas atividade essencial no DF em situações de calamidade pública. Isso significa que elas possuem a mesma importância das farmácias, mercados e padarias, por exemplo”, justifica. “Se não existe uma diferenciação para abrir farmácias grandes ou pequenas, ou então mercados grandes ou pequenos, porque existe essa diferenciação para as igrejas? Todas elas são igualmente importantes e tem condição de reabrir respeitando as normas proporcionais de distanciamento”, defende Valdelino.
Segundo o ofício assinado pelo parlamentar, representantes religiosos têm procurado o seu gabinete, externando a “possibilidade de ministrar suas atividades, de forma proporcional e com a máxima segurança, em espaços que comportem menos de duzentas pessoas”. O documento diz ainda que o pleito dos ministros é legítimo e pede que “a norma de regulamentação possa ser reavaliada e, por consequência, em total segurança, possibilitada a abertura das entidades com capacidade abaixo do limite originalmente proposto”.
O gabinete parlamentar do Deputado Valdelino Barcelos ainda não recebeu uma resposta do poder executivo.
Veja o documento na íntegra: