Com a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, a população ficou ainda mais atenta aos hábitos de higienizar as mãos. O novo Projeto de Lei nº 1241/2020 do mandato do Deputado Valdelino Barcelos trata desse assunto. O objetivo é proporcionar a instalação de lavatórios públicos em áreas de grande circulação do Distrito Federal. “Nós estamos criando uma política permanente de acesso à higienização das mãos. Este é um projeto pela saúde pública”, resumiu o deputado.
Segundo o texto do projeto, a higienização das mãos ainda é a prática mais simples e barata para se reduzir infecções e promover a segurança das pessoas. Relata ainda que análises feitas por autoridades de saúde indicam que hospitais do Estado registram muitas internações de pacientes em situação de rua e vulnerabilidade social que não têm o hábito de higienizar as mãos, tendo em vista que não desenvolveram este hábito diário, principalmente por falta de acesso a lavatórios nos espaços públicos.
Valdelino Barcelos está sugerindo que os lavatórios fiquem instalados em locais de fácil acesso e também tenham sabão, toalhas descartáveis ou secador de mãos. Além disso, deverão ser observadas as regras de acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Para Valdelino, que conversou com especialistas antes de protocolar o projeto, a higienização das mãos já é um protocolo comum nos hospitais e UTIs em todo o mundo para se evitar contaminações tanto de pacientes quanto dos profissionais da saúde.
“Muitas pessoas, a exemplo dos servidores da saúde, dos caminhoneiros e do trabalhador do transporte público coletivo, não puderam parar nem um dia sequer para fazer quarentena, então estamos levando para os espaços públicos algumas soluções para protegê-los”, esclarece Valdelino. “As pias públicas são um exemplo disso. Nós queremos transformar o simples ato de lavar as mãos em um aspecto cultural permanente. É a saúde das pessoas que está em jogo. O Estado tem que dar condições para que ela possa se cuidar”, complementa.
Doenças
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, muitas doenças estão relacionadas com a má higienização das mãos. Hepatite A – quando as mãos entram em contato com água ou alimentos contaminados, infecções respiratórias – como mostra a pandemia do novo coronavírus, e as doenças diarreicas – que podem ser transmitidas por bactérias, vírus e parasitas, são alguns exemplos comuns.
Os cuidados definidos pelas autoridades de saúde sobre a higienização das mãos com água e sabão durante a atual pandemia mostram o quanto as pessoas podem evitar a disseminação de um vírus e, consequentemente, salvar vidas, com estes simples hábitos de higienização.