A partir desta quinta-feira (16), em todos os postos de saúde do SUS, o caminhoneiro poderá ser vacinado contra a gripe H1N1 dentro do público prioritário do Ministério da Saúde. A imunização vai acontecer até o dia 9 de maio, em todo o país. Para se vacinar, o caminhoneiro precisa apresentar um documento como Carteira de Trabalho, RNTRC, contracheque com RG, identificação de sócio do sindicato de transportes, Carteira Nacional de Habilitação (categorias C, D ou E) ou crachá funcional, para comprovar sua atuação na área.
Valdelino Barcelos explica que a vacina não age contra a Covid-19, “mas protege contra os tipos de gripe mais comuns. Isso ajuda muito os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico do novo coronavírus, já que os sintomas são semelhantes aos da gripe. Então é importante que o caminhoneiro, que está rodando por todo o Brasil, esteja vacinado”.
Drive-thru
Algumas novidades foram adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde em função da pandemia do novo coronavírus. Este ano a vacinação poderá ocorrer em forma de drive-thru, ou seja, em locais com estacionamentos maiores em que a pessoa possa ir de carro, e receber a vacina no próprio automóvel.
Contraindicações
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática em doses prévias da vacina, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Contudo, na grande maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.
Com informações da Agência Brasília