Com a aprovação do Projeto de Resolução nº 42/2020, que oficializa o formato das Sessões Extraordinárias Remotas – ou seja, de forma online, pela internet – a Câmara Legislativa enfim realizou, nesta terça-feira (24) a primeira reunião virtual da história. As votações de projetos serão feitas por aplicativo no celular de cada deputado, para dar maior celeridade ao processo. Um levantamento da equipe de tecnologia da informação da Casa mostrou que cerca de 22 mil pessoas acompanharam a transmissão ao vivo, através do canal da TV web CLDF no YouTube e também pelas redes sociais.
Para o Deputado Valdelino Barcelos, que esteve presente na sessão de maneira online, este é um momento inédito e histórico. “Respeitando as orientações de isolamento e higiene, as próximas sessões do plenário vão acontecer pela internet. Hoje nós estamos inaugurando essa plataforma que traz inovação e mais acessibilidade ao poder legislativo. A distância não vai impedir que projetos sejam aprovados. A população precisa da nossa ação”, pontuou.
Discurso
Em seu primeiro discurso virtual, Valdelino fez questão de deixar um agradecimento ao “trabalho incansável dos caminhoneiros, motoboys, profissionais da saúde e tantos outros que estão cuidando das pessoas do nosso país”. Ele acrescentou: “o momento é de prevenção e cuidado, mas também de muito estudo e trabalho, porque o Brasil não pode parar”.