Dois grandes avanços tecnológicos colocaram a Câmara Legislativa no patamar dos órgãos preocupados com o meio ambiente, com a redução de gastos públicos e com a transparência. Isso porque o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e os painéis eletrônicos do plenário da Casa já estão prontos para uso. O Deputado Valdelino Barcelos votou SIM para a implementação das duas medidas.
Segundo Valdelino, o SEI está permitindo que a CLDF faça a tramitação de documentos, como memorandos, processos e ofícios, de forma totalmente eletrônica, dispensando o uso de papel. “Além do cuidado com o meio ambiente, essa ferramenta trará economia aos cofres públicos. E ainda teremos mais transparência, menos burocracia e mais celeridade para resolver problemas”, esclarece.
Sobre o painel eletrônico, Valdelino Barcelos argumenta que o Distrito Federal precisava dessa medida com urgência. “Vários estados do nosso país já aderiram às votações no plenário por meio eletrônico, o que proporciona mais transparência e acessibilidade à população, além, é claro, de dificultar qualquer tipo de fraude. Nós queremos acabar com isso, oferecendo segurança no sistema”, defende.
O painel eletrônico no plenário da Câmara Legislativa está em fase final de instalação e será usado pela primeira vez na sessão ordinária que marca a volta dos trabalhos legislativos de 2020, em 4 de fevereiro.