“Foram muitos desafios, mas chegamos ao fim de julho com grandes conquistas para contar. Estamos preparados para um segundo semestre de muitas novidades”, resume o deputado Valdelino Barcelos sobre os primeiros seis meses do mandato. Ele ressalta que o primeiro semestre foi um tempo de ambientação e de dar os primeiros passos para definir o rumo que o gabinete vai trilhar durante os quatro anos que se seguem. Transporte, mobilidade urbana, família, saúde, educação, investimento nas cidades e geração de emprego e renda estão entre as pautas prioritárias do parlamentar.
Dentro desta temática, das
propostas de lei apresentadas por Valdelino Barcelos, quatro já foram aprovadas
pela Câmara Legislativa. Entre elas estão o projeto que
cria a campanha de prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
no DF, mais conhecida como Abril Verde – proposta que já foi sancionada pelo
governador e, portanto, já vale como lei no DF; o projeto que amplia a idade máxima dos veículos usados como
táxi de cinco para oito anos; o projeto que estipula o dia 25 de julho como o
Dia do Caminhoneiro no DF; e também o projeto que trata da criação dos pontos
de apoio para caminhoneiros nas regiões administrativas.
Valdelino também destinou suas emendas parlamentares para áreas prioritárias, como saúde, educação e obras de infraestrutura nas cidades. No total, foram R$11 milhões para “as áreas mais sensíveis no Distrito Federal”, como ele diz, ressaltando que foram escolhidas pela própria população através das audiências públicas e reuniões locais. Durante o primeiro semestre de 2019, Valdelino Barcelos também foi um dos poucos parlamentares a registrar presença em todas as sessões ordinárias.
“Além da nossa presença em 100% das sessões, onde nós analisamos profundamente cada pauta e aprovamos o que era necessário, nós fizemos uma justa destinação de emendas parlamentares, que são recursos do orçamento público. Priorizamos saúde, educação e obras nas cidades”, explica. “Nosso mandato não está pautado em quantidade, mas em qualidade. Não sou o campeão de projetos de lei, pois não são números que vão dar dignidade à nossa população. Nosso esforço é para sermos campeões de objetivos alcançados”, defende.
Ao mesmo tempo que o mandato fez grandes investimentos, Valdelino Barcelos também comemora grandes economias aos cofres públicos. Durante os seis primeiros meses de 2019, o parlamentar economizou um total de aproximadamente meio milhão em recursos públicos.
Ele explica que não utilizou a verba indenizatória, nem verba de correspondência. Não fez uso de carro oficial, verba para combustível, verba para publicidade do mandato, nem o valor total da verba administrativa de gabinete. “Nós estamos atentos aos anseios da população e sempre estaremos de portas abertas para pautas prioritárias, como economia nos cofres públicos, tão necessária na Câmara Legislativa e nos demais órgãos”, justifica o deputado, que também é o parlamentar mais idoso da atual legislatura.
Sobre isso, ele comenta que alguns ingressam na Câmara Legislativa quando jovens, “o que é muito bom, pois eles trazem uma visão mais moderna das políticas públicas, envolvendo novas tecnologias e inovações – mas nós, que somos de outra geração, temos a vivência que eles não têm. Sabemos o que a população já sofreu e a fórmula para não repetir erros do passado. A junção de deputados com perfis tão diferentes é que faz o parlamento ser ainda mais democrático. Com 69 anos de idade, posso garantir que tenho vitalidade de sobra”.
Por fim, uma conquista inédita, sobretudo na Câmara Legislativa, foi marco do mandato do deputado Valdelino Barcelos: a presidência da primeira Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da história do Distrito Federal! Até este ano de 2019, a Câmara Legislativa do DF não tinha nenhum colegiado ou grupo que fizesse a análise específica de propostas voltadas para a mobilidade urbana. Com a chegada de um parlamentar caminhoneiro, especialista em pautas do tema, esta realidade mudou.
“A fiscalização sempre estará em primeiro lugar na nossa comissão, pois esta é função do poder legislativo. Ações como as mudanças na EPTG, a greve e os horários de funcionamento do metrô, a realidade táxis x aplicativos, a extinção do DFTrans, o passe livre estudantil, a barragem do Paranoá e as obras de recapeamento nas RAs já estão sendo acompanhadas de perto. Além disso, temos importantes propostas em tramitação na CLDF, que em breve passarão pelo crivo da nossa comissão”, resume o presidente da CTMU.
“É muito gratificante ser o primeiro presidente deste colegiado. Todo trabalho aqui é pioneiro. Dos 27 estados da nossa federação, apenas 17 possuem uma comissão específica para a pauta dos transportes. Precisamos dar crédito à Câmara Legislativa do DF por dar voz a este tema tão importante. Há muito trabalho pela frente. Estamos empenhados em fazer o nosso melhor”, conclui o parlamentar, confiante. Para o segundo semestre, Valdelino Barcelos promete muitas novidades, mas acima de tudo, muito trabalho.